De acordo com estudiosos, cães gastam de doze a catorze horas, por dia, sonhando. Muitas vezes, os proprietários de cães irão associar aquela pequena pata contraída ou um som pequenino que sai enquanto um cachorro dorme com qualquer coisa que o cachorro está sonhando. Todavia os cachorros sonham mesmo ou estas pequenas distorções são totalmente aleatórias?
A resposta a essa dúvida, segundo a grande parcela dos estudiosos, é que os cães possivelmente sonham. Estudiosos do Massachusetts Institute of Technology, dizem que os cães detêm uma estrutura de sono muito semelhante aos humanos. Os cachorros, tal como humanos e outros bichos, experimentam o sono REM (Rapid Eye Movement), o estágio do sono em que os indivíduos exercem sonhos.
Cao sonha sobre o quê? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    Os seres humanos e os cachorros ainda têm intensos níveis de atividade do cérebro ao longo dessa etapa do sono, o que demonstra que esses bichos encontram-se sonhando, bem como os seres humanos. Por fim, tanto os indivíduos quanto os cães inclusive têm uma estrutura cerebral que anulam os principais músculos corporais a fim de proibir estes músculos de atuar fisicamente durante os sonhos: o Pons Varolli. O fato de os cães ainda terem esta estrutura dos músculos mostra que ela está lá por um motivo: evitar que os músculos atuem no mesmo momento em que os cães sonham.

O que os cachorros sonham?

A fisiologia dos cérebros dos seres humanos e dos cachorros é conhecidamente igual ao adormecer, mas o que isto significa ao cerne dos sonhos dos cães? Especialistas realizaram experimentações com ratos que dormiam muito e os resultados mostram que seus sonhos estão conectados a experiências verdadeiras, tal como com os seres humanos. Mesmo que um exame preciso com cachorros não tenha sido exercido, outros peritos imaginam que os sonhos dos cães inclusive são fundamentados em atividades diárias, como o brinquedinho que ele ama ou o gato do vizinho que mia toda hora da janela.
Análises ainda indicaram que uma das básicas coisas que um cachorro sonha é com o seu proprietário.
Infortunadamente, os seres humanos não podem se exprimir inteiramente com seus cães para equiparar seus sonhos com os deles, consequentemente não há garantia de que os cães sonhem da mesma maneira que os indivíduos. Os estudiosos imaginam que os sonhos dos cachorros são relacionados, principalmente, às suas práticas de todos os dias. Isto é, provavelmente é semelhante aos nossos sonhos; uma linha de história desarticulada que tem cabimento ao sonhar, todavia que pode não possuir um fluxo narrativo tão claro como se imaginou uma vez acordado.

Os sonhos dos cães são habituais?

Cao sonha sobre o quê? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    As flexões nas patas, gemidos e roncos ao longo do período REM de um cachorro são inteiramente habituais. Os cachorros inclusive inclinam-se a ter um pouco mais de agitação no sono, portanto é habitual olhar algo como “dormir correndo”. Ao perceber que um cão está se locomovendo demais – ou é capaz de estar tendo agitações no decorrer de seu sono – o dono precisa entrar em contato com o veterinário a fim de garantir que tudo encontra-se bem com o cachorro enquanto ele sonha.

Posso despertar um cachorro adormecido no tempo em que sonha?

Despertar o cão enquanto ele se encontra visivelmente durante um período REM não irá afetar a saúde do cão, todavia isso seria capaz de assustá-lo. Se o cachorro é inclinado a ansiedade ou a hostilidade, um susto poderá ampliar este hábito. Portanto, é bem melhor deixar o cão dorminhoco continuar no mundo dos sonhos.

Mariana dos Santos

View all posts

Add comment