Entenda mais a respeito da raça Cocker Spaniel

Origem e História do magnifico Cocker Spaniel

racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - Entenda mais a respeito da raça Cocker Spaniel

O termo “Span” foi outorgado pelo povo cartaginês no momento em que desembarcou na Espanha no decorrer de uma viagem ao longo do mar do Mediterrâneo, vários militares encontraram uma enorme quantidade de coelhos e disseram em voz alta “Span, Span! “, que quer dizer “coelho”, em sua língua. Isso ocorreu em 500 antes do nascimento de Cristo. Por causa disso essa pátria foi intitulada de Espanha, ou “A pátria dos coelhos”, e os cães que perseguiam os coelhos ficaram famosos como Spaniel, ou “cães coelheiros”.
Esta raça vivia tanto em nações mediterrâneas quanto na própria Espanha. Era, facilmente, uma das primeiras espécies de cães a despontar em toda a história. Somos capazes de apreciar uma escultura em respeito ao Spaniel no Museu Metropolitano da cidade de Nova York. A escultura possui mais de 2.000 anos e pertence à Coleção Chipriota.
No Sportsman’s Cabinet (Gabinete dos Caçadores), redigido por Nichilas Cox e divulgado no ano de 1803, foi feita uma definição do Spaniel: A espécie de cachorros chamada de Spaniel é de 2 tipos, um deles é maior que o outro e os dois são chamados de Spaniels Levantadores. O menor se denomina Cocker Spaniel e está mais habituado à caça entre matagais e parece que foi desenhado pela natureza para isso. Dessa forma somos capazes de aceitar que os Cockers Spaniel da Inglaterra conseguiram seu nome após a perseguição a galinhas, ou como muitos pensam, de faisões machos (cockpheasants no idioma britânico).

Psicológico da raça Cocker Spaniel

Mesmo que seja um notável predador, sua personalidade é amorosa, calma e carinhosa. É uma raça repleta de ânimo, agradável, muito favorável ao convívio em família. A espécie adequa esperteza, bondade e destreza, o que torna ele preparado também de presumir os objetivos do dono. É um excelente cão protetor, mesmo que seja bastante amável e bem amigável. Destaca qualquer som duvidoso e se preciso, desafia o suspeito com valentia.
Ele também é bem adaptável, fora a sua sagacidade e valentia. Possui um formidável grau de socialização, mostrando-se capaz de conviver muito bem com os indivíduos, a criançada e os demais animais domésticos. O carinho tem que estar a toda a hora existente para esta raça, pois ela não atura ser tratada com insensibilidade ou descaso. Cada vez que disciplinado com serenidade e respeito, o cachorro dessa raça se mostrará um parceiro confiável e obediente, com certeza bastante afetuoso, revelando sua natureza contente e confiante.
Caso você deseje adestrá-lo, pode ficar sossegado: esta espécie possui uma capacidade de absorver tudo o que lhe ensinam, com demasiada destreza e desenvoltura; além disso o Cocker encontra-se em décimo oitavo, em uma tabela de cães mais espertos do planeta.

Atributos da Raça Cocker Spaniel

O Cocker Spaniel da Inglaterra é um cachorro de porte médio, vigoroso, esportista, bastante proporcional e encorpado. Seu faro é excepcional pelo estilo como seu focinho é construído, porque ele é muito alargado, fora sua estrutura quadrangular, comprida, e ainda conta com um stop muito delimitado.
Seu olho é bastante grande, todavia não tão inchado. Sua orelha é lobular, que fica situada na área dos olhos, e ainda é revestida por um pelo longo, alisado e bastante macio. A cauda do Cocker Spaniel Britânico continua a linha do dorso.
Sua pelagem carece de escovação de semana em semana, embora seu pelo seja de tamanho médio. A pelagem da espécie é alisada, de textura aveludada, nunca dura, aramada ou ondeada. Sua franja não é tão vasta como se pode pensar, e seu tamanho vai até os membros inferiores, mais especificamente, em cima dos joelhos.
As diversas peculiaridades deste cachorro, bem como as cores de sua pelagem, são bastante diversificadas. É bem possível se observar cachorros com uma coloração apenas, os que são denominados uniformes, entre a pigmentação preta, caramelo, fígado, e também combinados de cores, que são denominados de part colors.
Eventualmente carece de tosas na área de seu crânio, e cortes ao redor dos pés e do rabo de dois em dois meses. Duas vezes, a cada dois meses, asseie suas orelhas.

Vantagens de ter um cão Cocker Spaniel

Além de possuir um tamanho que facilita que se adapte bem tanto em edifícios quanto em grandes casas, o Cocker Spaniel Inglês não é do tipo que late muito, o que garante ótimas amizades com os vizinhos.
Você pode ter certeza que esta espécie entretem-se satisfatoriamente, o que deixa o seu momento e de sua família, muito mais divertido, sem falar do jeito desajeitado que naturalmente possuem.
Existem diversas formas de desfrutar do tempo com o seu cachorro, seja desfrutando em um jardim, correndo, passeando ou, então, realizando pequenos exercícios físicos como flyball e agility.

Doenças usuais ao Cocker Spaniel Inglês

O maior infortúnio dos Cockers foi acarretado pelo acasalamento de exemplares sem critério específico. Os cachorros de pelagem dourada – possivelmente pela popularidade do desenho “A Dama e o Vagabundo” – obtiveram grande mercado e foram afetados por desvios de temperamento e conformação. No decorrer do processo de propagação da raça, não foram poucos os espécimes de todas as colorações a apresentar desvios graves de comportamento.
Em função do pouco ventilamento em seus ouvidos, os Cockers tendem a sofrer alguns problemas nos canais auditivos e também em razão do acúmulo de água. Quando for banhar o seu Cocker, tampe os ouvidos dele com algum algodão a fim de que a água não passe para os canais dos ouvidos. Para não acumular cera e sujeira nas orelhas, é aconselhado que de 2 em 2 dias as orelhas sejam limpas com produto apropriado para cachorros aconselhado por veterinários.
Em decorrência da quantidade de pelos entre os dedos, a sujeira e umidade podem ficar acumuladas, ocasionando frieiras. Higienize frequentemente ou, então, apare os pelos com o intuito de prevenir este incômodo.

Atividades e perfil psicológico da raça Cocker Spaniel

O aconselhado é que esse cão saia no mínimo três vezes diariamente para repousar, porém isso não precisa durar muito tempo, uma volta já é o suficiente. A partir deste momento, analise suas orelhas para ver se não há nada no interior delas, como espinhos ou algum outro objeto preso às franjas.
Por possuírem as orelhas inclinadas, é muito comum que os Cockers Spaniels desenvolvam dores de ouvido, além de obesidade e catarata, algo hereditário.
A tosa nos Cockers não tem necessidade de ser completa! O que tem que ser feito é aparar bem a pelagem dorsal, de sua cabeça, na ponta das orelhas, rabo e a almofada de sua pata, mas devem ser conservadas as franjas das orelhas, barrigas e nas patas. A tosa deve ser realizada por um especialista competente que conheça bem a raça, pois é bem habitual Cockers serem tosados como Poodles em Pet Shops.
Com relação aos banhos, se dados em excesso podem causar dermatites, eczemas e outros distúrbios de pele. A fim de evitar esses incômodos, a escovação diária é a melhor aliada, principalmente nas orelhas.

Os Filhotes do cão Cocker Spaniel

racas-de-caes, caes, animais-de-estimacao -  - Entenda mais a respeito da raça Cocker Spaniel

Por sua característica de ser um exímio caçador, ele tende a ser bem levado e bastante repleto de energia quando filhote. Talvez por seu aspecto de “pelúcia”, a compra por impulso da raça, sem a avaliação real das condições de criar o animal, seja mais forte do que para outras raças.
Devido a seu excesso de vigor, o Cocker não hesita em fazer qualquer atividade, como: brincar, correr, caminhar, morder. Com o decorrer do tempo, o crescimento e a educação, crucial a qualquer raça independente de seu porte físico, o cãozinho tende a ficar mais tranquilo.
Aos seis ou sete meses, o cachorro já passou da etapa da destruição, melhorando suas qualidades de companheiro.

Curiosidades a respeito do Cocker Spaniel

– Comparando-se com o Cocker Spaniel, o Cocker Inglês é mais alto, conta com um revestimento menos abundante, e não vem na coloração creme como tantas vezes é notado no Cocker. Seu pelo é mais sedoso, sendo possível vê-lo na coloração vermelha, preta e castanho, castanho e fígado, sempre com um fundo mais esbranquiçado;
– Você sabia que os EUA já teve um presidente que tinha um Cocker Spaniel Inglês? Seu título era Shannon, e ele foi parceiro do presidente John Kennedy;
– O cachorro Lupo, também um Cocker Spaniel Inglês, é membro da família real da Inglaterra, sendo criado por Príncipe Willian e Kate Middleton. O cachorro é filho de Ella, cachorra dos pais de Kate, Michael e Carole Middleton. À primeira vista, o casal negou que Lupo pertencia a eles. Lupo fez parte da fotografia oficial, estando do lado do príncipe George;
– No Reino Unido, o que os norte-americanos chamam de Cocker Spaniel Inglês é apenas Cocker e a versão dos EUA é chamada de Cocker Americano;
– O termo Spaniel era utilizado para todo cachorro que caçava aves. Esses cachorros sempre foram diferenciados por causa de seu porte físico e pelo estilo como operavam suas ações.