Como tratar seu vício por chocolate

Como tratar seu vício por chocolate

Você é um chocólatra? Todo mundo gosta de um docinho de vez em quando, mas se você não pode passar o dia sem um pedaço de chocolate, é possível que você tenha um problema. Mesmo alguém com o paladar mais doce pode superar essa compulsão. Veja se você é viciado nessa gostosura e descubra o que fazer para deixar de ser um dependente.

 O primeiro passo é identificar os sintomas. Nem todos os pesquisadores no campo da psicologia percebem o desejo intenso por chocolate como um verdadeiro vício. No entanto, alguns pesquisadores acreditam que a liberação de endorfinas provocada pelo consumo de chocolate cria uma dependência física para obter um bom humor, sugerindo que seja possível se viciar pela guloseima.

Perceba se você sente que seu desejo por chocolates é definitivamente real e muito difícil de controlar.  Esses podem ser alguns dos sinais:  Você se sente ‘condicionado’ e passa a precisar do doce em determinados momentos do dia, como depois do almoço, por exemplo? Só de pensar no chocolate ou vê-lo na prateleira do supermercado faz você salivar? E, quando você está ansioso, comer um chocolate faz você se sentir mais relaxado e feliz?

 Respondidas as perguntas afirmativamente e confirmada a sua dependência por chocolates, avalie se isso é um problema em sua vida. Pergunte-se se a ingestão excessiva da guloseima fez um estrago na sua dieta, aumentando seu peso e reduzindo sua ingestão de alimentos com alto teor nutricional.  (Embora o chocolate tenha alguns benefícios, o teor de gordura e açúcar são muito altos).

Observe se você não se sente feliz até que tenha consumido chocolate durante o dia.  Para ter o chocolate você chega a desviar do seu caminho para o trabalho a fim de comprar o doce, sentindo pânico de pensar em ficar sem ele a seu alcance.

Você também pode até estar tendo dores de cabeça depois de consumir chocolate, mas nem o fato de você associar a dor à ingestão do doce faz você pensar em parar de comê-lo.

Identifique a causa do vício

Você já se considera um chocólatra, já sabe que isso não é bom para sua saúde, mas ainda não sabe o motivo desse vício. É hora de identificar a causa. Há uma série de possibilidades que podem estar alimentando sua dependência por chocolate. Os problemas emocionais são uma delas. Você está se sentindo abatido, ansioso, deprimido, desapontado, irritado com questões não resolvidas e o chocolate tornou-se uma importante fonte de elevação do seu humor.

Outra causa pode ser a substituição de uma refeição pelo chocolate.  Você está com fome e o chocolate é útil, prontamente disponível e barato. Isso pode ser especialmente tentador se a guloseima estiver na sua gaveta do trabalho ou na bolsa.  Ou, talvez você esteja de dieta e você se sinta privado de alimentos prazerosos, que você normalmente gostaria de comer, então você está escapulindo, sem levar em conta o valor calórico do doce na sua dieta.

Depois de identificar a causa, trate-a de forma saudável e tranquila. A menos que você seja alérgico ao chocolate, você não precisa desistir completamente dele, mas diminuir seu consumo.  Existem alguns métodos para controlar seus desejos por chocolate. O mais importante é tomar a decisão de parar de consumir de forma excessiva a guloseima e de usá-lo como uma muleta.  É necessário querer essa mudança, caso contrário, você não conseguirá.

Busque uma fonte de energia alternativa, comendo mais proteínas e grãos no o almoço. Coma frutas e legumes, tenha algumas nozes e sementes na bolsa, experimente biscoitos sem gordura e beba mais água.  Coma chocolate apenas como um deleite ocasional e não como um lanche.

Diminua a quantidade de chocolate consumido a cada semana. E, ao comê-lo, concentre-se em desfrutar e prolongar a experiência.  Experimente uma barra de chocolate de cacau de 80% (isso conterá muito menos açúcar). Mude a rota no supermercado e evite passar pelas gôndolas de guloseimas. Não há nada saudável naquele corredor!

Saiba o que esperar, uma vez que você minimiza a ingestão de chocolate. Você pode experimentar sintomas de abstinência como os da cafeína e você pode ser tentado a substituir o chocolate por outras guloseimas como doces, biscoitos e bolos.

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