Schnauzer – Aprenda tudo sobre

Da família dos Terriers, o Schnauzer (acredite ou não) foi originalmente criado como caçador de ratos nas terras alemãs dos anos 1300.
Alertas e espertos, foram utilizados como carregadores de mantimentos da Cruz Vermelha ao longo da 1ª Guerra Mundial.
Aquele cheirinho de “cão molhado” (extremamente desagradável) vem do constante contato da língua com a barbinha dele.

O Surgimento do Magnífico Schnauzer na História

guia-schnauzer Originado das terras Alemãs, o Schnauzer Standard foi a matriz para as duas outras variedades da raça (Miniatura e Gigante). De acordo com uma tese colocada no The Complete Dog Book, a espécie, na realidade, poderia ter como origem os Pinschers e seriam, inicialmente, conhecidos como Pinschers de Pelo Rígido.
Há inclusive uma enorme polêmica abrangendo o próprio termo Schnauzer, que determinadas correntes defendem que seja uma expressão inglesa e não germânica. De qualquer forma, o vocábulo foi aceito legalmente em 1907, com a criação do Bavarian Schnauzer-Klub, na cidade de Munique. O primeiro padrão da espécie, criado pelos alemães, levava em consideração a influência dos chamados “Pinschers”, que eram vistos em toda a Alemanha e executando uma grande variedade de funções.
Apesar de ser a “sede” das demais diversidades, o Schnauzer Standard perdeu terreno para os cães miniatura após a Segunda Guerra Mundial, na ocasião em que esses passaram a superar seus ancestrais em número de registros.

Características do corpo do Cão da Espécie Schnauzer

O Schnauzer é um cachorro de porte mediano, constituição quadrada e os machos parecem um tanto mais baixos que as fêmeas. Seu caráter bonachão demonstra-se no desejo de se divertir e na disposição amorável que possui com a criançada. É um cachorro muito afetivo com as pessoas de casa, todavia desconfiado com pessoas novas e não faz amizade com facilidade. Longe do dono é incorruptível.
Os órgãos sensoriais da raça Schnauzer são excessivamente desenvolvidos. É prudente, tem grande boa vontade ao adestramento, é notavelmente confiável e carinhoso. Tem bastante resistência a enfermidades e intempéries. Os olhos são pretos e ovalados. A cauda elevada, levada de acordo com o comportamento da raça. Sua pelagem é rígida, o pelo é forte e espesso.
A principal característica dos pelos dos cães dessa raça é o pelo no formato de barba rígida e sobrancelhas espinhosas que sombreiam relativamente os olhos. Na fronte e nas orelhas, o pelo dos cachorros da raça Schnauzer é mais baixo se comparado a outra parte do corpo e é endurecido em toda a cabeça.

O gênio do Schnauzer

Os Schnauzers possuem temperamento vigilante e são fiéis ao seu dono. Ao passo que o Miniatura é bem apreciado como cachorro de companhia, o Stantard – devido ao seu tamanho – pode exercer, efetivamente, as funções de cachorro de guarda.
Intensamente esforçado aos proprietários, o Schnauzer é um cão de personalidade forte e bastante energia, que tem necessidade de um proprietário experiente. Independente de não pedir tanto a presença física de seu proprietário, pode-se dizer que é um cachorro que vai estar a todo o momento por perto.
Vivaz, firme e muito destemido, o Schnauzer não é um cachorro que late em excesso. No impresso “A Inteligência dos Cães” de Stanley Coren, o Schnauzer Standard ocupa a décima oitava colocação na tabela geral de inteligência para o trabalho e é capaz de executar uma ampla variedade de competências, como as de cachorros farejadores, pastores e até a atividade de busca e salvamento de vítimas.
Menos ativo e latidor do que o modelo Miniatura, o Schnauzer Standard é ainda por cima um cão atlético e muito firme, podendo seguir seu dono em qualquer atividade. Por causa do seu instinto instinto de proteção, deve ser sociabilizado desde filhotinho a fim de que não se torne um cachorro agressivo.
Com crianças, até por seu porte maior, necessitará de ser mais tolerante. Por causa de sua intensidade, agilidade e capacidade de aprendizagem, numerosos Schnauzers destacam-se na atividade do agility, esporte que pode contribuir para estabelecer um melhor controle pelo dono.
Os Schnauzer Standard apenas apresentam duas variações de cores: o clássico sal e pimenta, a coloração mais comum, e o escuro, que é menos usual.

Privilégios de Ter um Cão Schnauzer

Além de inteligente, o Schnauzer inclusive costuma ser um cão atlético. Não chega a ser um cão que, obrigatoriamente, irá ter necessidade de grandes quantidades de exercícios físicos ao longo do dia para conseguir manter-se com boa saúde, mas ele gosta de uma boa caminhada e de uma corrida algumas vezes.
Como é um cão que normalmente é bastante vigilante, ele é atento e sabe utilizar isto a seu favor no que se refere a tomar conta de seu espaço e do ambiente de seus familiares. Por isso é um cachorro bastante útil para manter em residências, por exemplo, visto que ele sempre vai avisar quando alguma coisa estiver acontecendo de errado.

Enfermidades habituais do Schnauzer

Os problemas mais usuais à espécie são a Atrofia Gradativa da Retina, que pode causar perda completa de visão; inflamações urinárias e renais – os sinais mais populares são uma alta frequência de urina e o surgimento de sangue na urina. Há diversos casos de cães que desenvolvem pedras nos rins. Pancreatite – supostamente relacionado ao fato dos Schnauzers Miniatura terem elevado teor de gordura no sangue. Os sintomas mais populares são o vômito e a diarreia. Muitos apresentam também fortes dores abdominais, suscitando letargia e um grave estado depressivo.
Existem casos registrados de Síndrome de Cushing – as fêmeas são mais suscetíveis do que os machos e os sintomas são aumento da absorção d’água, urina e aumento de gordura corporal. Hipotireoidismo – geneticamente obtida, atinge o metabolismo causando depressão, aumento de peso e queda de pelo.
Os Schnauzers podem apresentar, inclusive, certos problemas de pele, provavelmente relacionados à alergia ou à falta de nutrientes da ração.

Cuidados da Raça Schnauzer

Com o corpo repleto de pelos, os donos devem ter um pouco de prudência. Não será preciso fazer com que o cão passe pelo processo de escovação muito frequentemente, contudo é muito sugerido que ele seja penteado algumas vezes ao longo do mês para que não aconteça nenhum tipo de nó. Além disso, no caso dos que têm pelagem mais clara, é importante obter certos produtos característicos para manter a pelagem sem as manchas que despontam no decorrer da vida.
Como a pelagem é bem específica, carece de ser lavada mensalmente com um xampú específico para cães, dado que costumam sofrer de alergias na pele. Inclusive é significativo escová-los toda semana a fim de que pareçam muito melhor.
Bem como outra espécie, a alimentação tem que ser oferecida segundo a etapa em que o Schnauzer se encontre, equilibrando em todo o tempo o consumo de alimentos com o exercício físico para preservar o cão saudável.
Não importa se tem a raça pequena ou a grande, o Schnauzer é ativo por ele próprio, e necessita de uma porção de atividade física diária, passear, brincar ou relacionar-se com outros animais num parque de cães, por exemplo.
Não se esqueça de levar o cachorro para o médico-veterinário duas vezes por ano com o objetivo de fazer uma revisão da sua condição geral de saúde.

Filhotes do Schnauzer

filhotes-schnauzer O filhote nasce com a pelagem escura, contudo pode-se verificar a futura coloração a partir do exame do subpelo. Caso seja claro, é um sal e pimenta e vai clarear até atingir a cor definitiva por volta dos oito meses, caso seja preto, um preto e prata se tiver as marcações características. O filhotinho deve ter o corpo quadrado, os olhos pretos e o nariz precisa ser preto. O aparo da cauda precisa ser executado na primeira semana de vida. O novo critério estabelecido pelo Clube Alemão da raça, coibe o corte de rabos e orelhas.
Em razão de serem cães bastante ativos e espertos, é bastante importante que o proprietário se imponha o mais cedo possível e corrija de imediato os comportamentos indevidos, como latir em demasia e morder. Aulas de obediência podem ser bastante proveitosas, principalmente tendo em conta sua aptidão de aprender rapidamente.
Em termos de conservação, os Schnauzer Standards necessitam, como o Gigante e o Miniatura – de tosas esporádicas a fim de que mantenham limpa e saudável o seu pelo e escovação toda semana. Não costuma cair o pelo e nem possui cheiro ruim.

Schnauzer – Aprenda tudo sobre
Avalie esta postagem

Deixe uma resposta