Socorro! Meu bebê não dorme!

Socorro! Meu bebê não dorme!

Os hábitos de sono do seu bebê (ou a falta dele) estão deixando você se sentir como um zumbi? Seja paciente. A noite inteira pode estar a caminho.  Saiba, aqui, quando os pequenos começam a dormir durante a noite e o que isso significa para o desenvolvimento físico e cognitivo do seu bebê.

Da mesma forma que você adora passar horas ao lado do seu bebê, é muito provável que você já tenha dito a seguinte frase: “Ah! Mas por que ele não me deixa ter mais de duas horas de sono?” Calma! A boa notícia é que, com um pouco de trabalho e muita paciência, seu bebê vai dormir a noite toda! Vai depender, também, da idade, peso e temperamento da criança, bem como do ambiente em que ele vive e da rotina da família.

Dormir uma noite inteira: quando?

Alguns bebês vão começar a dormir por períodos mais longos entre quatro e seis meses de vida, mas dormir durante a noite, por mais de oito horas, normalmente, ocorre após seis meses. Isso acontece porque a capacidade de dormir à noite é, entre outras coisas, consequência da eliminação das mamadas noturnas.

Para bebês que amamentam, o processo pode ser mais demorado uma vez que eles metabolizam o leite materno relativamente rápido e requerem uma alimentação mais frequente.

Estabeleça rotina

Mas, se você acha que seu bebê está pronto, há coisas que você pode fazer para ajudá-lo. Coloque-o para dormir na hora apropriada para a idade dele, geralmente 19h ou 19h30. As rotinas são muito importantes. Você não precisa estabelecê-las com um bebê que tenha menos de 4 meses, porque ele não estará pronto para dormir durante a noite, mas para bebês mais velhos, os pais devem estabelecer essa rotina de sono e mantê-la durante todas as noites.

Uma rotina para dormir não só ajudará o seu pequeno a entrar no modo de relaxamento antes de ser colocado em seu berço, mas também pode servir como uma excelente experiência de ligação entre vocês.

Ensine o bebê a dormir

Uma hora antes colocar o bebê para dormir comece sua rotina. Feche as cortinas, escureça a sala e prepare o ambiente. Um banho quente pode ajudá-lo a acalmar-se. Existem muitas técnicas que os pais usam para ajudar seus bebês a dormir à noite. Escolha o método que você acha que se adapta melhor à sua família, mas lembre-se de que a rotina é a chave. O processo de aprendizagem do sono pode levar várias semanas. E vale ressaltar que, se o seu filho é dependente de você para adormecer, ele também dependerá de você para voltar a dormir cada vez que acordar. 

Na dúvida fale com seu pediatra

Outras questões, como doença, dentição, viagens e mudanças na casa também podem afetar o sono do bebê. O sono inadequado pode afetar o crescimento e o desenvolvimento de uma criança, o que pode causar alguns atrasos. Se o seu bebê não está dormindo durante a noite por 12 meses ou quando ele tem um ano de idade, converse com o seu pediatra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *