A tradição do Akita Inu

Não é exagero falar sobre a tradição Akita Inu, bem como o sumô e as gueixas, a raça Akita é vista como uma parcela pertinente do legado nacional japonês. Esta espécie também é muito tradicional no país por ser considerada como um autêntico amuleto da sorte.

Nome Akita Inu

O nome Akita vem de uma área encontrada na ilha de Honshu, e “inu” que significa cão em japonês, compondo o nome completo do cão Akita.Alguns historiadores assinalam o surgimento da espécie para por volta de quatro milênios atrás, apesar disso, os primeiros animais conhecidos da raça foram relacionados após o século XV. Primariamente, este cão era reverenciado como de porte grande, sendo utilizado pelos guerreiros japoneses como cão de ataque e defesa durante vários anos.Durante a Segunda Guerra Mundial, um indivíduo reproduziu uma cadela da raça Akita com um Pastor Alemão, e as crias foram vendidos para militantes americanos. Depois deste feito, deu início à espécie “Akita Americano”, a qual se popularizou rapidamente, consequentemente sendo comercializada em diversos cantos do mundo. Atualmente, as duas raças coexistem.

Características Físicas do Akita Inu

A espécie Akita Inu conta com uma fisionomia que lembra a dos lobos. As cadelas da raça “Akita” possuem mais ou menos 57 a 63 cm, enquanto os cachorros possuem por volta de 65 a 70 cm. O peso da espécie difere de 33 até 50 kg. Existem duas formas de como o pelo do cão Akita se apresenta: a pelagem superior é dura e retilínea e a pelagem de baixo é sedosa e espessa.A cabeça do Akita é grande e achatado, a testa larga e o chanfro é bastante definida. O focinho do cachorro Akita vai se afunilando progressivamente e o seu comprimento é bastante moderado. Os olhos da espécie são bastante afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, ligeiramente pequenos similares aos Spitz. Suas orelhas se apresentam de forma eretas e grossas, triangulares e com pontas arredondadas, parecem ligeiramente inclinadas pra frente e portadas de forma ereta.O seu peitoral é largo e bem profundo, possuindo um pescoço bem vigoroso, inclusive sem papada. As costelas costumam ser levemente arqueadas e o seu dorso é rígido e musculoso. As partes traseiras são bem desenvolvidas. Suas patas são fortes e redondas e sua cauda de inserção alta é grande, forte, grossa e enrolada sobre o dorso.

Pelagem do Akita Inu

Trata-se de um cachorro de pelo endurecido e subpelo oleoso, excelente pra caça na água, pois seu pelo é quase impermeável, o que o mantém muito bem aquecido, mesmo em temperaturas muito geladas. O seu subpelo é denso, bem oleoso e muito sedoso, já a sua pelagem superior é resistente, retilínea e bem alisada. O pelo da cauda é bem mais extenso que o restante de seu corpo, e sua garupa e cernelha são revestidas por uma pelagem levemente mais extensa.
O cachorro Akita Inu se mostra nas cores vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com extremidades pretas), tigrado e branco.
Além disso, independente de todas as cores que possuir, as pelagens necessariamente devem possuir a cor Urajiro, isto é, na parte lateral do focinho, abdômen e pescoço, abaixo da cauda e bochechas, e ainda no lado de dentro das patas vai existir um pelo esbranquiçado.
Os cachorros Akita trocam seu subpelo duas vezes por ano. Esta troca de pelo é bastante abundante e é capaz de levar mais de um mês. Eles se lambem frequentemente, assim como os bichanos, devido a isso eles mantém-se limpos por muito tempo. Desta forma, o apropriado é que tomem banho com a menor assiduidade possível, com a finalidade de evitar a perda da oleosidade natural da pele. As escovações devem ser executadas frequentemente.

Temperamento do Akita Inu

top_100_produtos_caes

A personalidade do cachorro Akita Inu pode ser determinada como tranquilo e receptiva, calma, e este se identifica por sua lealdade. Esta espécie é audaciosa, valente e muito fiel. Eles farão o possível para proteger sua família e sua residência.
É astuto e disciplinado, mas trata-se de uma espécie mais adequada para proprietários mais experientes, que saibam ganhar a confiança do cachorro e ensinar o animal com equilíbrio e tranquilidade.O Akita não costuma ser austero com indivíduos que ele não conhece, no entanto tende a se mostrar indiferente às pessoas estranhas à sua rotina. Alguns cachorros da raça Akita podem não se socializar com os demais cães, principalmente os de mesmo sexo, devido a sua personalidade forte e geralmente dominadora. A fim de que o cachorro Akita Inu tenha uma melhor convivência com os demais cachorros, o aconselhado é que sua convivência comece o quanto antes. O aconselhável para que o cachorro Akita Inu não fique hostil e demasiadamente possessivo é que ele seja adestrado desde pequeno, assim o Akita poderá se tornar mais sociável.

Vantagens de ter um Akita Inu

Tradicionalmente cães Akita se dão muito bem com crianças, em especial os que já estão acostumados a coabitar com elas diariamente. Eles podem ser um pouco distantes com alguém novo (ou crianças muito barulhentas), porém logo se ajustam às novas situações. A despeito de serem muito vocativos, os exemplares da raça Akita Inu não são muito de latir.Eles são muito inteligentes e sensíveis, tornando-se sempre excelentes cães de guarda e proteção, tanto relacionados a pessoas de quem goste ou das propriedades que deva defender. Ocupando a posição de número 54 na lista que ranqueia os cães mais inteligentes do planeta, o Akita pode ser facilmente treinado sendo que, exatamente como a maior parte das raças de cães, pode aprender com mais rapidez e intensidade quando os ensinamentos são iniciados ainda na fase de filhote.

Problemas do Akita Inu

O cachorro Akita Inu vive em média até os 12 anos. Além do mais, eles são predispostos a displasia em seus quadris ou em seus cotovelos, tudo isto provocado por conta do seu tamanho. Alguns problemas oftalmológicos inclusive tem o hábito de ser um tanto usuais nos cães da espécie, como a atrofia da retina (que pode chegar a ocasionar cegueira) e o entrópio, problema que faz com que as pálpebras do animal se virem para o interior e firam sua córnea.A epilepsia inclusive é uma dificuldade que pode aparecer ao longo da vida do cachorro dessa raça específica e, em função dos diversos problemas que são capazes de se apresentar na saúde do Akita, é essencial que os donos de um exemplar da espécie como animal de estimação os levem para consultas periódicas com médicos veterinários com o intuito de assegurar o bem-estar do animal e precaver ou diagnosticar prematuramente uma série de enfermidades.Para que os Akitas possam coabitar de forma harmoniosa com os demais espécimes, é necessário que eles tenham tido ligação com outros cachorros desde filhotes.

Cuidados com cães Akita Inu

Os Akitas podem adaptar-se à vida em apartamento, contudo necessitam de atividades diárias para manterem-se estáveis e saudáveis. Quem mora em apartamento deve caminhar com seu cachorro Akita diariamente. Porém, se você mora em grandes casas, com uma área bem ampla, recomenda-se que deixe seu cachorrinho livre a fim de que ele possa exercitar-se usualmente.No que se refere a cuidados com a saúde, é bastante importante recordar que a pelagem dos Akitas deve ser escovada diariamente ou, pelo menos, semanalmente, impedindo os nós nos pelos e o acúmulo de impurezas que é capaz de causar problemas de pele como a dermatite.A fim de que os seus cachorros se desenvolvam satisfatoriamente, é fundamental também prestar muita atenção em sua alimentação, pois os cão Akita possuem um bom apetite, então mantenha uma alimentação bem equilibrada todo o dia.A estado de saúde geral do animal está diretamente relacionada à sua limpeza. O local que seu Akita irá viver deverá ser bastante limpo para que jamais haja riscos de contaminação por conta das fezes e os demais fatores. A higiene é bastante importante independente da raça, mas, no caso do cão Akita Inu, é também mais primordial. O lugar onde ele vai ficar deve ser bem limpo e, em seguida, deve estar bem seco, para que o chão não esteja úmido e, o Akita ao se deitar, não deite na umidade, pois essa pode fazer com que ele adquira fungos na sua pelagem e as demais bactérias.

Linhagem do Akita Inu

Um bicho de pelúcia pode ser muito menos fofinho do que um filhotinho de cachorro Akita Inu. No entanto, por seu gênio dominante e auto-suficiente, é conveniente introduzir desde bem cedo o treino de obediência e deixar claros os seus limites, assinalando que o líder é você.No geral, os Akita Inu são uma das espécies mais fáceis de se limpar. Apesar de ser uma raça bastante auto-suficiente, preferem estra ligado dos donos do que isolados no fundo do jardim. Os Akitas são propensos em se entediar e destruir os seus pertences ao longo da casa, então uma excelente forma de evitar qualquer constrangimento é passear com eles frequentemente.A característica de um Akita Inu é genética, ou seja, ao optar colocar um filhote de cão Akita veja seus pais, assim você saberá como o seu cãozinho irá se comportar. Procurar um filhote de um canil leal é maneira mais correta e mais adequada de se possuir um pet com saúde e sem traumas. Veja ainda o comportamento dos filhotes na ninhada. O comportamento do cachorro Akita varia de raça para raça. Alguns serão mais espertos, outros serão mais obedientes, estes precisarão de bastante pulso firme para serem adestrados.

Curiosidades

Hoje em dia, coexistem duas espécies de Akita, o Akita Inu e o Akita Americano|Duas raças de Akita
O Akita Inu foi desenvolvido nas zonas noro-orientais do Japão pra a prática da caça grossa, quer dizer, o cão era usado pra caçar cervos e ursos.O filme “Sempre ao Seu Lado” – que destaca o ator Richard Gere como ator – conta a conhecida história japonesa do cão Hachiko, um Akita Inu que por amor ao proprietário passou anos esperando ele voltar do trabalho na estação de trem. Mesmo depois do óbito de seu dono, Hachiko retornou para a estação por mais de Uma década, sempre esperando que seu proprietário voltasse. Isto sucedeu até o último dia de sua vida.